Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) - Psicólogo (2018) Questão 19

A entrevista de encaminhamento é utilizada em diversos contextos, inclusive na área educacional/escolar e pode ser uma decorrência da entrevista diagnóstica, por exemplo, o encaminhamento para psicoterapia. Entretanto, também existem aquelas entrevistas de encaminhamento que decorrem de uma breve entrevista inicial, que funciona como uma triagem com a finalidade apenas de avaliar a demanda do indivíduo para que se possa propor o seguimento do atendimento. É bastante comum que isso ocorra, conforme Tavares (2000), em serviços de saúde pública. A entrevista de triagem e encaminhamento servirá especialmente para avaliar a gravidade da crise, se é necessário encaminhar para avaliação psiquiátrica imediatamente, para qual profissional encaminhar e assim por diante. Nesse sentido, um aluno, ao passar pelo processo de entrevista de triagem e ser encaminhado para um psicólogo clínico, levará um documento sobre si.

SANTOS, S. G. A entrevista em avaliação psicológica. Revista Especialize On-line. Goiânia – ed. Especial vol1 n.08. 2014. Acesso em: mar. 2018.

Conselho Federal de Psicologia. Regulamentação n.007/2003.


Considerando o modelo de encaminhamento proposto pelo psicólogo, em conjunto com a Resolução 007/2003 (Manual de Elaboração de Documentos Escritos), o documento a ser encaminhado para o psicólogo clinico será:

  • A Atestado.
  • B Declaração.
  • C Parecer.
  • D Relatório psicológico.
  • E Laudo psicológico.

Encontre mais questões

Voltar