Quadro Técnico do Corpo Auxiliar da Marinha (Quadro Técnico) - Pedagogo (2019) Questão 40

O diretor, o coordenador, o professor e o funcionário são os agentes que proverão a inovação na escola, à medida que a equipe de gestão definir o papel das demais equipes, aproveitando as habilidades e competências diferenciadas, conforme o peso de sua atuação (autônomo, peso pesado, peso leve e funcional). A atuação e a integração das equipes serão fatores de maior relevância no processo de formação de uma cultura híbrida como identidade escolar. As equipes, mais do que atuar, deverão intervir e promover mudanças que irão além dos ajustes na arquitetura escolar. No que tange ao papel de cada equipe no modelo de ensino híbrido, marque a opção que, de acordo com Christensen (in Bacich et al., 2015), apresenta corretamente uma das tarefas relacionadas à equipe autônoma.

  • A Definir quais serão as estratégias de mediação entre as diversas instâncias educacionais e fornecer um programa de formação ao corpo docente.
  • B Estabelecer estratégias dinâmicas para grupos dinâmicos e, assim, identificar os professores engajados e torná-los multiplicadores do modelo de ensino híbrido na escola.
  • C Utilizar novos formatos na sala de aula, seja a partir de modelos que possibilitem arranjos de combinação de ensino on-line e off-line, seja a partir da utilização de novos espaços de aprendizagem.
  • D Validar as ações que impulsionarão a inovação no ensino e na escola, quer de forma sustentada, quer de forma disruptiva.
  • E Promover ações que impulsionem um movimento de mudança na sala de aula, bem como nos demais espaços de aprendizagem disponíveis na escola.

Encontre mais questões

Voltar