Prefeitura Municipal de Honório Serpa - Enfermeiro (2019) Questão 28

Entende-se por Trauma Cranioencefálico (TCE) qualquer agressão de ordem traumática que acarrete lesão anatômica ou comprometimento funcional do couro cabeludo, crânio, meninges, encéfalo ou seus vasos. No conjunto de lesões das causas externas, o TCE destaca-se em termos de magnitude e, sobretudo, como causa de morte e incapacidade. Dentre os TCE a fratura de base de crânio apresenta características clínicas especificas que auxiliam em seu diagnóstico. De acordo com esta afirmativa, assinale a alternativa CORRETA:

  • A Equimose na região mastoidea (Sinal de Batlle) e equimose periorbitais (olhos de guaxinim), rinorreia e otorreia são achados clínicos característicos de fratura de base de crânio.
  • B Escala de coma de Glasgow > 10, sem a presença de rinorréia e ou otorreia são achados clínicos que caracterizam fratura de base de crânio.
  • C Vômitos em jato, liberação esficteriana, equimose na região mastoidea (Sinal de Batlle) e ECG>10 são achados clínicos que caracterizam fratura de base de crânio.
  • D Equimose periorbitais (olhos de guaxinim), decorticação, hipotensão e vômitos em jato são achados clínicos que caracterizam fratura de base de crânio.

Encontre mais questões

Voltar