Polícia Civil do Estado de Piauí (PC-PI) - Engenheiro Civil (2018) Questão 53

O estudo de viabilidade técnica e econômica de rodovias avalia se os benefícios superam os custos para o desenvolvimento e execução das obras previstas. Sobre esse estudo é CORRETO afirmar:

  • A Dentre os benefícios diretos cita-se: os benefícios resultantes da produção agropecuária e da valorização de imóveis.
  • B O estudo de viabilidade técnica e econômica ocorre em duas fases: preliminar e definitiva, sendo os estudos ambientais e a determinação de tráfego atual e futuro, bem como a avaliação da capacidade e níveis de serviço, componentes da fase preliminar do estudo.
  • C Os benefícios indiretos resultam da minimização de custos operacionais dos veículos, dos custos de acidentes e custos de manutenção viária.
  • D Os custos dos investimentos, definidos na fase preliminar da avaliação, considera os custos econômicos necessários à análise de viabilidade econômica e aos cronogramas de desembolso financeiro.
  • E Quando da realização de estudos ambientais, em se tratando de áreas privilegiadas por lei, como reservas biológicas e indígenas, deve-se elaborar relatórios de avaliação ambiental de alternativas, contendo as exigências/condicionantes dos órgãos ambientais para o anteprojeto do empreendimento rodoviário em estudo.

Encontre mais questões

Voltar