Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) - Enfermeiro - Hemodinâmica (2020) Questão 31

Em relação ao atendimento e à assistência ao paciente com Síndrome Coronariana Aguda (SCA), assinale a alternativa correta.

  • A A fisiopatologia da SCA está relacionada à placa aterosclerótica, em que a ruptura dessa placa é o grande fator responsável pela trombose aguda por causar uma grande exposição do sangue aos fatores pró-coagulantes, levando ao início da formação de uma cascata de reações enzimáticas.
  • B A dor precordial é um sintoma característico exclusivo nos pacientes que apresentam síndrome coronariana aguda, sendo ela uma angina instável, infarto agudo do miocárdio com supra de segmento ST ou sem supra de segmento ST.
  • C As troponinas I e T são proteínas também encontradas no tecido muscular esquelético e cardíaco, sendo marcadores menos específicos para a lesão miocárdica, porém são os mais precocemente liberados na corrente sanguínea.
  • D A administração de betabloqueador no atendimento à SCA leva à redução da pré e pós-carga, vasodilatação das artérias epicárdicas e redução da pressão arterial, aumentando a oferta de oxigênio ao miocárdio.
  • E A angioplastia primária é realizada após o uso de trombolíticos que não apresentaram resultado de reperfusão nos pacientes com infarto agudo do miocárdio com supra de segmento ST.

Encontre mais questões

Voltar