Questão 28 do Concurso (2017)

Considere as proposições a seguir, a respeito dos governos brasileiros entre os anos de 1945 e 1964, e assinale a alternativa INCORRETA.

  • A Com um discurso moralista e fazendo fortes críticas à situação econômica do país, Jânio Quadros venceu as eleições presidenciais de 1960 como candidato da UDN e adotou medidas de austeridade econômica ditadas pelo FMI, restringindo o crédito e controlando os reajustes de salários. Por outro lado, ameaçou controlar as remessas de lucros das grandes empresas para fora do país e restabeleceu relações diplomáticas com a ex-URSS.
  • B O governo de Eurico Gaspar Dutra coincidiu com o início da chamada Guerra Fria. Em nome da luta contra o comunismo e da defesa da democracia no Ocidente, esse presidente suspendeu as relações diplomáticas do Brasil com a ex-URSS e determinou a cassação dos mandatos dos parlamentares do Partido Comunista Brasileiro (PCB) no Congresso Nacional, nas Assembleias Estaduais e nas Câmaras Municipais.
  • C Com um discurso fortemente nacionalista, Juscelino Kubitschek estabeleceu como uma de suas metas governamentais atender às reivindicações dos trabalhadores. Seu Plano de Desenvolvimento privilegiou os setores de transporte ferroviário, moradia, indústria de bens de consumo e educação popular. O presidente, através da Câmara dos Deputados, liberou vultuosos recursos financeiros estatais para melhoria das instalações do setor industrial.
  • D Getúlio Vargas, eleito em 1950, utilizando um discurso em defesa dos “interesses nacionais” e visando dar continuidade à industrialização do país, fundou, em 1952, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDE) e estatizou a geração de energia elétrica com a criação da Eletrobrás. Em 1953, sancionou a Lei n.º 2.004, que criava a Petróleo Brasil S/A, empresa detentora do monopólio estatal da prospecção e exploração de petróleo.