Universidade Federal do Ceará (UFC) - Técnico - Assuntos Educacionais (2015) Questão 13

Visando implementar as mudanças propostas pelo governo FHC, geralmente orientadas pelo Banco Mundial, em meados da década de 1990, o então ministro da Educação, Paulo Renato de Souza declarou que a reforma universitária tinha por base três grandes objetivos, identificados como: 
  • A Implantação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES); valorização do profissional docente; e implantação do sistema de cotas em todas as universidades.
  • B Inclusão social através do Programa Universidade para Todos PROUNI; política voltada à juventude com o PROJOVEM; e inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais.
  • C Avaliação Institucional e Exame Nacional de Cursos – “Provão”, Autonomia Universitária e Melhoria do Ensino (através do Programa de Gratificação e Estímulo a Docência-GED).
  • D Aumento dos recursos destinados às universidades federais; ampliação de vagas nas universidades públicas e fim dos vestibulares para ingresso nas universidades públicas (anunciando o ENEM).
  • E Aumento salarial dos professores (através de gratificações); inclusão social, através do Programa Universidade para Todos (PROUNI); e aumento dos recursos destinados às universidades Federais.