Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) - Psicólogo Organizacional (2015) Questão 38

O que pode ser considerado para classificar uma organização como sustentável? Pesquisadores envolvidos ativamente no debate sobre a sustentabilidade tentam identificar maneiras pelas quais as organizações possam desenvolver novas metodologias de gestão que confluam no aprimoramento de práticas relacionadas a cada um dos pilares que alicerçam este fenômeno e, consequentemente, contribuir de maneira mais coerente com o desenvolvimento sustentável sistêmico. Adotando-se uma abordagem sistêmica, a qual ressalta a interdependência de três pilares principais inseridos ao sistema de compreensão e acontecimento da sustentabilidade, sendo eles: o pilar econômico, o pilar ambiental e o pilar social, assinale a alternativa em que existe correspondência correta entre o pilar e sua definição.
  • A Sustentabilidade social: É um subsistema da sustentabilidade organizacional representante da eficácia de dois agires organizacionais menores, a ecoeficiência e a inserção socioeconômica. Abrange tópicos como competitividade, oferta de empregos, penetração em novos mercados e lucratividade voltada para o longo prazo.
  • B Sustentabilidade ambiental: Trata-se da capacidade organizacional de apresentar um fluxo de caixa suficiente que assegure a liquidez necessária.
  • C Sustentabilidade econômica: É um subsistema da sustentabilidade organizacional representante da eficácia de dois agires organizacionais menores, a inserção socioeconômica e a justiça socioambiental. Abrange a gestão do impacto que a organização gera nos sistemas sociais por meio de suas atividades operacionais.
  • D Sustentabilidade social: É um subsistema da sustentabilidade organizacional representante da eficácia de dois agires organizacionais menores, a justiça socioambiental e a ecoeficiência. Abrange a prevenção dos impactos gerados pela organização nos sistemas naturais compostos por seres vivos e não vivos.
  • E Sustentabilidade econômica: É um subsistema da sustentabilidade organizacional representante da eficácia de dois agires organizacionais menores, a ecoeficiência e a inserção socioeconômica. Abrange tópicos como competitividade, oferta de empregos, penetração em novos mercados e lucratividade voltada para o longo prazo.

Encontre mais questões

Voltar