Questão 44 do Concurso Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) - Analista - Jornalismo - Instituto AOCP (2019)

O IBGE se prepara para divulgar o Rendimento Domiciliar per capita (RDPC) e o Coeficiente de Desequilíbrio Regional (CDR) referentes ao ano de 2018 para as Regiões Norte, Nordeste e CentroOeste. Os dados foram obtidos com base nas informações obtidas na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua - PNAD Contínua. Para que essa pesquisa, obtenha bons índices de mídia espontânea, ou seja, publicações gratuitas pelos veículos de comunicação, é necessário que o assessor de imprensa
  • A desenvolva um único modelo de release com as principais informações sobre a pesquisa e envie para o mailing dos jornalistas que trabalham em televisão, rádio, sites e jornais impressos. A padronização do release confere maior credibilidade à assessoria de imprensa e torna a rotina produtiva mais eficiente.
  • B desenvolva um modelo de release para cada área midiática. Assim é recomendado, por exemplo, enviar para o mailing dos jornalistas que trabalham em televisão um release que siga o modelo de uma pauta e contenha sugestões de imagens e de entrevistados.
  • C não realize o follow-up, já que as ligações desse profissional para os jornalistas no meio do expediente podem, ao invés de garantir espaço para a pesquisa nos meios de comunicação, irritar os profissionais, fazendo com que eles privilegiem pautas de outros assessores.
  • D privilegie os meios de comunicação de massa tradicionais, como rádio, televisão e jornal impresso, em vez daqueles provenientes da revolução tecnológica, como blogs, sites, perfis em redes sociais e portais do terceiro setor. Os veículos classificados como ''off'' garantirão resultados mais eficazes a esse tipo de notícia.
  • E convença o setor responsável a investir recursos financeiros na contratação de outdoors, busdoors, spots de rádio e propagandas na televisão sobre os resultados da pesquisa, pois é difícil que haja engajamento da sociedade apenas com a divulgação por mídia espontânea.