Os processos educativos escolares são permeados de representações, atribuições e significados. Sobre a atribuição de sentido, de afetos e de emoções no processo de ensino e aprendizagem, assinalar a alternativa INCORRETA:
- A A atribuição de um maior ou menor sentido pessoal àquilo que deve aprender é um dos principais fatores que condicionam o tipo de motivação e o enfoque que o aluno adota para realizar sua aprendizagem, incidindo, desse modo, no desenvolvimento do processo e nos resultados que se consegue obter.
- B As emoções, os sentimentos e os afetos não só desempenham um papel nos processos interativos que ocorrem nas salas de aula, mas também estão envolvidos no próprio ato de aprender.
- C Postular que o aluno é responsável por seu processo de aprendizagem implica não apenas que é ele que pode, em última análise, realizar a atividade cognitiva que tal aprendizagem supõe, mas também que é o único que pode assumir os desafios afetivos envolvidos nesse processo de aprendizagem.
- D A interação que ocorre na sala de aula requer uma relação unilateral do professor com o aluno, tanto de caráter cognitivo quanto afetivo, sempre partindo-se do pressuposto de que a interação educacional é emocionalmente neutra.
- E A leitura que o aluno faz de seus resultados e a possível repercussão em seu autoconceito e em sua autoestima estão fortemente condicionadas por seus padrões atributivos, seus interesses, seus “Eus” possíveis ou o valor que atribui à tarefa, bem como pela valorização feita por outras pessoas e muito particularmente pelo professor.