Na tabela a seguir, está descrito o coeficiente de incidência (CI) das notificações de intoxicação exógena (IE) de causa não intencional segundo o tipo de agrotóxico nas macrorregiões do Brasil, no período de 2013 a 2022.
Fonte: Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente. Boletim Epidemiológico. Volume 54, Número 12. Brasília, DF: Ministério da Saúde; 9 out. 2023. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/boletins/epidemiologicos/ edicoes/2023/boletim-epidemiologico-volume-54-no-12/vie. Acesso em: 17 nov. 2023. p. 6.
De acordo com os dados e conhecimentos sobre Epidemiologia, analise as afirmativas a seguir.
I. O coeficiente de incidência é dado pelas notificações exógenas/população x 10n habitantes
II. Em 2013, a Região Centro-Oeste obteve o maior CI de casos de IE por agrotóxicos de uso agrícola, porém teve queda progressiva ao longo dos outros anos. A distribuição das notificações de IE por agrotóxicos nessa região e período coincide com o fato de ela ser responsável por elevada produção de milho e soja produzidos no país.
III. No Brasil, os maiores CI de IE por agrotóxicos ocorreram nos anos 2018 (22,3 casos/100 mil habitantes) e 2019 (23,1 casos/100 mil habitantes).
IV. Quando estratificado por tipo de agrotóxico e região brasileira, observa-se que os menores CI de IE relacionados ao tipo de agrotóxico são aqueles de uso em saúde pública, apesar do uso nas arboviroses.
Estão corretas as afirmativas
- A I, II e III, apenas.
- B I, II e IV, apenas.
- C III e IV, apenas.
- D I, II, III e IV.