Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina (SED-SC) - Administrador Escolar - ACAFE (2017) Questão 1

A ação pedagógica da escola, ancorada na perspectiva de percurso formativo como unidade, consiste em condição concreta de repensar tempos, espaços e formas de aprendizagem na relação com desenvolvimento humano, como alternativa que busca superar os atuais limites impostos pelos componentes curriculares no ambiente escolar”. Nesse sentido, analise as afirmações a seguir, marque V para as Verdadeiras e F para as Falsas, e assinale a alternativa com a sequência correta.

Fonte: Proposta Curricular de Santa Catarina: formação integral na educação básica. Florianópolis: SED, 2014.


( ) Cabe pensar o currículo escolar como um contexto em permanente (re)elaboração, em constante disputa e reordenamento.

( ) É preciso reconhecer a fonte das questões de análise na realidade vivenciada pela comunidade como aquela que oferece os problemas, os objetos de análise e síntese à luz dos conhecimentos sistematizados.

( ) Importa compreender como se produz e se reproduz o conhecimento na escola (áreas, disciplinas, temáticas etc.) e como crianças, jovens, adultos e idosos apropriam-se ou não desses conhecimentos.

( ) Demanda fazer escolhas quanto à forma mais apropriada de organização escolar (série, ciclo, módulos, dentre outros modos), considerando os sujeitos dentro de seus espaços de vida, sejam eles urbanos, rurais, das periferias urbanas, quilombos, aldeias indígenas, dentre outros.

  • A V - V - F - F
  • B V - V - V - V
  • C F - F - V - V
  • D F - V - F - V

Questões Relacionadas de Normas Educacionais dos Estados

Considerando o texto acima, as Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Basica e o Currículo em Movimento, julgue o item que segue.


Uma das funções do AEE é elaborar recursos pedagógicos e de acessibilidade.

  • Certo
  • Errado

O projeto político-pedagógico tem sido objeto de estudos para professores, pesquisadores e instituições educacionais em todos os níveis: nacional, estadual e municipal. Assim, o Departamento de Educação Municipal de Iguape – DEMI, ao propor junto aos professores a construção do projeto pedagógico para suas escolas, pretende

  • A elaborar um documento para reunir todos os planos de ensino e de atividades diversas.
  • B elaborar uma proposta para ser encaminhada às autoridades educacionais, como prova do cumprimento de tarefas exigidas pela legislação.
  • C fornecer à comunidade em geral e aos pais e alunos das escolas um manual de boas maneiras.
  • D dar um rumo, uma direção, uma intencionalidade ao compromisso coletivo.
  • E elaborar um documento administrativo e normativo que regulamente as relações entre os seus participantes.

A Portaria SME n° 69/2018 – Regimento Escolar Comum da Rede Municipal de Ensino de Campinas – afirma em seu artigo 15 que “A gestão escolar democrática envolve, dentre outras:


I. a gestão do tempo;

II. a gestão do espaço;

III. a gestão das interações sociais internas, comunitárias e intersetoriais;

IV. a gestão dos saberes escolares, das informações e do conhecimento; e

V. a gestão de recursos materiais e financeiros.”


Com base nessa Portaria, assinale a alternativa correta sobre a gestão democrática.

  • A Na gestão democrática, a escola é espaço privilegiado do processo educacional, envolvendo a participação da comunidade escolar e dos colegiados nos processos consultivos e decisórios.
  • B As normas da gestão democrática também valem para ensino privado na educação básica e são adaptadas às peculiaridades de cada escola, sob supervisão de especialista da rede municipal.
  • C Na gestão democrática, cabe ao professor, em sua sala de aula, fazer a gestão do tempo, do espaço e dos saberes escolares, informações e conhecimento, enquanto a direção da escola faz a gestão de recursos materiais e financeiros.
  • D A formação do Conselho Escolar é a única garantia da gestão democrática na escola, uma vez que prioriza a participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico em detrimento da comunidade escolar.
  • E Os princípios da gestão democrática envolvem a articulação entre os aspectos pedagógicos e financeiros na garantia de condições a todos que ingressam na escola para nela permanecerem com sucesso.