Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR) - Administrador (2012) Questão 26

“O conhecimento organizacional é constituído por dois componentes principais: as formas de interação do conhecimento e os níveis de criação do conhecimento."(NONAKA; TAKEUCHI, 1997.) Essas formas de interação entre o conhecimento tácito e o conhecimento explícito e entre o indivíduo e a organização resultam em quatro processos de conversão do conhecimento que constituem a Espiral do Conhecimento. Os quatro processos de conversão do conhecimento são dependentes, a saber socialização, externalização, combinação, internalização.
Sobre os processos de conversão do conhecimento, assinale a alternativa CORRETA.

  • A A externalização baseia-se na formulação do conhecimento explícito pelo compartilhamento do conhecimento tácito. Nessa fase não são criados novos conceitos para as organizações.
  • B A combinação o conhecimento é fundamentado na análise do conhecimento codificado envolvendo a combinação de conjuntos diferentes de conhecimento tácito.
  • C A socialização consiste no processo de compartilhamento de experiências que resulta na criação do conhecimento tácito.
  • D A internalização é o processo de incorporação do conhecimento explícito no conhecimento tácito. É intimamente relacionado ao "aprender lendo".
  • E O movimento do conhecimento explícito para conhecimento tácito é denominado combinação.

Encontre mais questões

Voltar