Questão 5 do Concurso Universidade Estadual de Goiás (UEG) - Vestibular (2021)

Leia o texto a seguir para responder à questão.



MACHADO, Adilvênia Freire. Filosofia Africana e Saberes Ancestrais Femininos: útero do mundo. Disponível em: https://diplomatique.org.br/filosofiaafricana-e-saberes-ancestrais-femininos-utero-do-mundo/ Acesso em: 06 nov. 2020. (Adaptado).



É ideia defendida no texto:

  • A A experiência e as vivências do indivíduo são elementos que não devem fazer parte do pensamento filosófico, tendo em vista que o paradigma da ciência moderna, referência para toda prática filosófica, separa claramente razão e emoção.
  • B O pensamento filosófico deve ser separado de valores locais e de elementos sensitivos, razão pela qual o ato de filosofar, em virtude de privilegiar a razão, só é possível em culturas letradas e com alto grau de desenvolvimento do pensamento especulativo.
  • C Em filosofia e nas ciências, só podem ser considerados válidos os saberes conhecidos e aceitos universalmente, razão pela qual se deve excluir da prática científica e acadêmica as cosmovisões e saberes ancestrais, por serem fundamentalmente mitológicos.
  • D A filosofia ocidental, presente na universidade, desconsidera outros modos de filosofar, razão pela qual se deve buscar um novo filosofar, a partir de realidades outras, a saber, o pensamento africano, especialmente aquele produzido com base numa visão feminina da realidade.
  • E As experiências corporais e materiais da vida são desprovidas de valor filosófico, já que constituem experiências sensoriais comuns, compartilhadas por todos os animais e, assim, insuficientes para a construção de uma interpretação metafísica da existência.