Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR) - Pedagogo (2015) Questão 40

“Existem duas proposições acerca das diversas formas de organizar os conteúdos que, apesar de pontos coincidentes, partem de suposições e referenciais diferentes. Assim, certas formas de organizar os conteúdos tomam como ponto de partida e referencial básico as disciplinas ou matérias; neste caso, os conteúdos podem ser classificados conforme sua natureza em multidisciplinares, interdisciplinares, pluridisciplinares, metadisciplinares etc.”

                                                                                                     (Zabala, 2007.)

De acordo com o autor e numa perspectiva educacional são estabelecidos três graus de relações disciplinares. Acerca dessas relações disciplinares, analise.

I. Na transdisciplinaridade, supõe-se uma integração global dentro de um sistema totalizador. Este sistema favorece uma unidade interpretativa, com o objetivo de construir uma ciência que se aplique à realidade sem parcelamento.

II. Na multidisciplinaridade, os conteúdos escolares são apresentados por matérias independentes uma das outras. O conjunto de matérias ou disciplinas é proposto simultaneamente, sem que apareçam explicitamente as relações que podem existir entre elas.

III. A interdisciplinaridade é a interação entre duas ou mais disciplinas, que pode ir desde a simples comunicação de ideias até a integração recíproca dos conceitos fundamentais e da teoria do conhecimento, da metodologia e dos dados da pesquisa.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s) 

  • A I, II e III.
  • B II, apenas.
  • C I e III, apenas.
  • D II e III, apenas.

Encontre mais questões

Voltar