Questão 35 do Concurso Tribunal de Justiça do Estado do Mato Grosso do Sul (TJ-MS) - Médico psiquiatra (2017)

A sonolência excessiva é uma condição grave e debilitante, pois expõe o indivíduo a riscos, tornando-se potencialmente fatal. Afeta não somente o indivíduo acometido, mas também seus familiares, colegas de trabalho e demais pessoas que se relacionam diretamente a ele.


Referente aos quadros de hipersonolência, é CORRETO afirmar que

  • A a apneia obstrutiva do sono representa uma das dissonias mais comuns entre os pacientes que se queixam de sonolências excessivas atendidas em centros de tratamentos dos distúrbios do sono.
  • B a síndrome de Kleine - Levin, em sua forma clássica, apresenta episódios recorrentes de sonolência extrema associados a alimentação voraz, hipersexualização e desinibição. Frequentemente associado a demências, principalmente à demência fronto - temporal.
  • C a hipersonia associada à menstruação, consiste em episódios intermitentes de hipersonia que iniciam pouco tempo antes da menstruação e têm duração de aproximadamente uma semana. São efetivamente tratados com antidepressivos inibidores da recaptação de serotonina (ISRS).
  • D o manejo dos casos de síndrome do sono insuficiente induzido por comportamento pode ser feito com fármacos promotores da vigília, como a Modafenil.
  • E a privação voluntária de sono, apesar da sonolência diurna acarretada, favorece a melhora do perfil metabólico, redução do peso e diminui a resistência à insulina.