Conselho Regional de Farmácia do Acre - Farmacêutico Fiscal (2019) Questão 72

“A dispensação de medicamentos no âmbito de estabelecimentos ou serviços de saúde faz parte do processo de atenção à saúde e deve ser considerada como uma ação integrada do farmacêutico com os outros profissionais desta área. Neste contexto, a prestação dos serviços farmacêuticos como parte integrante da atenção ao paciente é determinante para garantir qualidade e o acesso aos serviços de saúde.” Disponível em: Livro - farmácia não é um simples comércio
Com base no texto, e na resolução que regulamenta as atribuições clínicas do farmacêutico é correto afirmar:

  • A As atribuições clínicas do farmacêutico visam à promoção, proteção e recuperação da saúde, além da prevenção reações adversas.
  • B As atribuições clínicas do farmacêutico visam proporcionar cuidado a equipe multiprofissional, de forma a promover o uso racional de medicamentos e otimizar a farmacoterapia, com o propósito de alcançar resultados definidos que melhorem a qualidade de vida do paciente.
  • C No âmbito de suas atribuições, o farmacêutico presta cuidados à saúde, em todos os lugares e níveis de atenção, em serviços públicos ou privados.
  • D As atribuições clínicas do farmacêutico visam atender às necessidades de saúde do paciente, da família, dos cuidadores e da sociedade, e são exercidas em conformidade com o estatuto da criança, idoso ou adolescente.
  • E É atribuição clínicas do farmacêutico relativas ao cuidado à saúde, solicitar ao paciente incidentes relacionados aos medicamentos e a outros problemas relacionados à farmacoterapia.

Encontre mais questões

Voltar