Questão 50 do Concurso Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR) - Primeiro Tenente (2015)

Segundo Lopes e Siqueira Jr. (2010), o tratamento emergencial para necrose pulpar com periodontite apical aguda deve consistir da abertura coronária, completo preparo químico mecânico, medicação com pasta HPG, selamento provisório e medicação sistêmica com analgésico/anti-inflamatório. Entretanto, em alguns casos, não é possível a realização de todos esses procedimentos na consulta de emergência, devido ao tempo e/ou habilidade do profissional. Nesses casos, o procedimento de emergência sugerido pelos autores é

  • A acesso, drenagem, irrigação com NaOCI, deixar o canal aberto para drenagem contínua e medicação com antibiótico.
  • B acesso, preparo químico mecânico dos terços cervical e médio, irrigação com NaOCI, medicação intracanal com tricresol, selamento coronário provisório e prescrição de analgésico/anti-inflamatório.
  • C acesso, preparo químico mecânico dos terços cervical e médio, irrigação com NaOCI, medicação intracanal com Ca(OH)2, selamento coronário provisório e prescrição de analgésico/anti-inflamatório.
  • D acesso, preparo químico mecânico dos terços cervical e médio, irrigação com NaOCI, colocação de bolinha de algodão embebida em NaOCI na câmara pulpar, selamento provisório e prescrição de analgésico/anti-inflamatório.