Secretaria de Estado de Educação do Pará (SEDUC-PA) - Professor - Sociologia (2018) Questão 54


(Disponível em: https://confiramais.com.br/cirio-de-nazare-belem-para-programacao/.)

“A quantidade de eventos culturais do Norte é imensa. As duas maiores festas populares do Norte são o Círio de Nazaré, em Belém (PA); e o Festival de Parintins, a mais conhecida festa do boi-bumbá do país, que ocorre em junho, no Amazonas. Outros elementos culturais da região Norte são: o carimbó, o congo ou congada, a folia de reis e a festa do divino.”
(Disponível em: http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/diversidade-cultural-no-brasil.htm.)

A festa do Círio de Nazaré, uma das mais movimentadas do país, muito além da grande procissão que percorre as ruas de Belém no segundo domingo de outubro, reúne mais de dois milhões de fiéis. Sobre esse conjunto de manifestações religiosas que faz parte da vida dos paraenses há mais de 200 anos, analise as afirmativas a seguir.

I. A origem da festa está ligada ao achado de uma pequena imagem de Nossa Senhora de Nazaré.
II. O ponto alto da festividade é a chegada da imagem, vinda de outra região do país. Considerada um dos ícones do Círio, é a principal peça de divulgação da festividade.
III. Transcendendo o aspecto religioso, o Círio faz parte da história, da cultura e da vida dos devotos, em especial os paraenses.
IV. O Círio movimenta os setores econômicos do comércio e serviços, sendo considerada a época como de alta temporada, principalmente relacionada ao turismo religioso.

Estão corretas as afirmativas 
  • A I, II, III e IV.
  • B I, II e III, apenas.
  • C I, III e IV, apenas.
  • D II, III e IV, apenas.

Encontre mais questões

Voltar