Questão 36 do Concurso Companhia de Gás de Mato Grosso do Sul (MSGás) - Analista de Processos - Comunicação (2021)

Notas, notícias, reportagens, editoriais, artigos, críticas e crônicas representam a variedade discursiva presente nas páginas de jornais e revistas.

Com 48 novos óbitos, taxa de letalidade se mantém em 2,2% no MS.

O boletim epidemiológico desta sexta-feira, dia 23, trouxe 1.006 casos novos, totalizando 241.673 casos confirmados desde o início da pandemia. Média móvel de 951 casos diários. Dos casos ativos, 10.412 estão hoje em isolamento domiciliar, e outros 1.113 precisaram de internação.
Também foram notificados mais 48 novos óbitos. 5.422 no total. Média móvel de 46,3 óbitos ao dia. E a taxa de letalidade se mantém em 2,2%.
A secretária adjunta de saúde do estado destacou na live desta sexta-feira, o envolvimento de todos para que o Mato Grosso do Sul possa alcançar os mais altos índices de imunização do país.

Fonte: FERNANDES, K. Portal do Governo do Estado do MS, 23/04/2021. Disponível em:
<http://www.ms.gov.br/com-48-novos-obitos-taxa-deletalidade-se-mantem-em-22-no-ms/>.Acesso em: 23 abr. 2021 (adaptado)


Em relação à notícia apresentada, quais características textuais podem ser identificadas?

  • A Objetividade e linguagem argumentativa, uma vez que o autor tem a intenção de promover uma reflexão sobre a Covid-19.
  • B Subjetividade e recursos estilísticos, como a ironia e o humor, pois a notícia caracteriza-se pela impressão pessoal do autor e pela leveza de linguagem na abordagem de temas cotidianos.
  • C Denotação e vocabulário coloquial, uma vez que a notícia se caracteriza pelo rebuscamento linguístico, ao mesmo tempo em que se molda aos interesses do leitor.
  • D Estrutura factual e presença de lide, já que o autor narra acontecimentos do cotidiano, a partir do princípio de relevância das informações relatadas.