Prefeitura Municipal de Fraiburgo - Fisioterapeuta (FEPESE - 2019) Questão 24

Analise as afirmativas abaixo de acordo com as Diretrizes de Atenção à Reabilitação da Pessoa com Acidente Vascular Cerebral do Ministério da Saúde (2013), quanto à avaliação e ao diagnóstico funcional desses pacientes.


1. No contexto do paciente tratado na Unidade de Saúde, não devem ser consideradas as diversidades de alterações secundárias ao AVC, como os comprometimentos de força, flexibilidade, equilíbrio, sensibilidade e capacidade de execução das atividades de vida autônoma e social para não prejudicar o diagnóstico funcional.

2. Outras alterações como comunicação, audição, cognição e fatores humorais devem fazer parte de um segundo momento de avaliação que não constitui a avaliação funcional, isso para que o planejamento do cuidado em reabilitação seja feito de forma adequada.

3. Entende-se por diagnóstico funcional aquele que, além da condição clínica, inclui a avaliação das funções sensoriais, motoras e psicomotoras, de linguagem e cognitivas, dentro do contexto social do sujeito, como base do programa de reabilitação.

4. Para identificação do nível de acometimento destas funções é estritamente necessário que a avaliação da pessoa que sofreu um ou mais eventos de AVC seja feita por equipe multidisciplinar, e que os vários aspectos possivelmente comprometidos sejam abordados da forma mais sinérgica e completa possível.

5. É importante que seja feita avaliação por equipe qualificada, que contemple o caráter dinâmico do quadro e que forneça pistas para a tomada de decisão no sentido de favorecer a recuperação e também proporcionar compensações e funcionalidades.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 5.
  • B São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
  • C São corretas apenas as afirmativas 1, 4 e 5.
  • D São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.
  • E São corretas apenas as afirmativas 3, 4 e 5.

Encontre mais questões

Voltar