Questão 54 do Concurso Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) - Enfermeiro - Hemodinâmica (2020)

As intervenções de suporte avançado de vida no adulto compreendem o estabelecimento de uma via aérea avançada, a identificação e desfibrilação manual dos ritmos de Parada Cardiorrespiratória (PCR) e o uso de medicações apropriadas para cada ritmo.
Nesse cenário, é correto afirmar:

  • A deve ser considerada a obtenção de uma via aérea avançada, após a segunda dose de atropina, por meio de um tubo traqueal ou por dispositivo supraglótico.
  • B durante a intervenção de suporte avançado de vida, recomenda-se a monitorização cardíaca do paciente no monitor multiparamétrico do leito e punção de acesso venoso para administração de medicamentos e reposição volêmica.
  • C após administração de medicamentos durante as manobras de ressuscitação cardiopulmonar, recomenda-se um flush de 5 mL de solução fisiológica, seguida da elevação do membro.
  • D no caso de assistolia ou atividade elétrica sem pulso, entendida como qualquer ritmo organizado sem a presença de pulso, está indicada a desfibrilação com aplicação de 200 Joules em aparelhos bifásico.
  • E os cuidados pós-RCP têm potencial de reduzir a mortalidade precoce, ocasionada por instabilidade hemodinâmica e insuficiência de múltiplos órgãos e sistemas.