Questão 26 do Concurso Saneamento de Goiás S.A. (SANEAGO - GO) - Técnico - Engenharia - Telecomunicações (2018)

Em suas viagens pela província de Goiás no início do século XIX, o viajante francês Saint-Hilaire registrou:
Os negros e crioulos me diziam que preferiam recolher no córrego de Santa Luzia um único vintém de ouro por dia, do que se porem ao serviço dos cultivadores por quatro vinténs, uma vez que os patrões pagam em gêneros dos quais lhes é impossível se desfazerem. Certos colonos caíram em tal miséria que ficam meses inteiros sem poder salgar os alimentos, e quando o pároco faz a sua excursão para a confissão pascal, sucede que todas as mulheres da mesma família se apresentam uma após outra com o mesmo vestido. Saint-Hilaire. Viagem às nascentes do Rio São Francisco e pela província de Goiás. Apud PALACÍN, L.; MORAES, Maria Augusta Sant’Anna. História de Goiás. 5. ed. Goiânia: Editora da UCG, 1989. p. 47. (Adaptado).
Os registros de Saint-Hilaire se referem ao contexto socioeconômico gerado pela decadência das atividades
  • A da mineração, ocasionada pela escassez de ouro e pelo uso de técnicas rudimentares para extração do metal.
  • B da agricultura, provocada pela resistência dos índios ao trabalho nas lavouras e pela abolição da escravidão africana.
  • C do comércio, proporcionada pelo fim das atividades dos tropeiros e pela ausência de estradas que ligavam o sertão ao litoral.
  • D da pecuária, desencadeada pela dificuldade de transporte do gado para a invernada e para a comercialização com outras regiões.