Prefeitura Municipal de Seringueiras - Farmacêutico (2019) Questão 39

Os fitoterápicos são utilizados por automedicação ou por prescrição médica, e a maior parte não tem o seu perfil tóxico bem conhecido. A importância da inclusão dos fitoterápicos nos programas de farmacovigilância vem sendo reconhecida nos últimos anos por vários países da Europa, como Reino Unido e Alemanha, onde várias plantas foram submetidas à farmacovigilância e muitas delas foram retiradas do mercado devido a importantes efeitos tóxicos e risco para uso humano. A respeito da monitorização e farmacovigilância de plantas medicinais, assinale a alternativa correta.

  • A Os métodos empregados em farmacovigilância de fitoterápicos, como a notificação espontânea de RAM (Reação Adversa a Medicamento) e a monitorização de pacientes e estudos analíticos, são semelhantes ao que se utiliza na farmacovigilância de medicamentos convencionais, onde se verificam as relações de casualidade e gravidade segundo método estabelecido pela OMS (Organização Mundial da Saúde).
  • B A Organização Mundial de Saúde (OMS), através da publicação do "Guidelines" de Monitorização e Farmacovigilância de Plantas Medicinais, em 2003, propõe a inclusão de plantas medicinais, medicina tradicional e complementar, produtos do sangue e biológicos, dispositivos medicinais e vacinas, ao Sistema Internacional de Farmacovigilância; e define a eficácia na mistura aleatória de medicamentos fitoterápicos, por se tratar de princípios ativos naturais, sem danos à saúde devidamente comprovados.
  • C A babosa (Aloe vera L.) tem ação cicatrizante, antibacteriana, antifúngica e antivirótica pela presença das antraquinonas como aloenina, barbaloína e isobarbaloína em sua composição química. Tais propriedades justificam seu uso popular, e a excluem de qualquer programa de farmacovigilância, já que não apresenta risco de toxicidade humana quando utilizada juntamente com medicina ortodoxa.
  • D A farmacovigilância de fitoterápicos tem como objetivo elaborar cadastros de medicamentos de origem vegetal de uso popular caseiro, mas não avalía aqueles que já se encontram no mercado.
  • E O aumento no número de reações adversas reportado é possivelmente justificado pelo aumento do interesse populacional pelas terapias naturais, observado nas últimas décadas; porém, ditas reações adversas não podem ser levadas em conta, já que medicamentos de origem fitoterápico não ocasionam riscos à saúde.

Encontre mais questões

Voltar