Ministério Público da União (MPU) - Analista - Oceanografia (2013) Questão 67

Sonar é um dispositivo que utiliza a propagação do som na água para a comunicação e detecção de objetos. Consiste na emissão de um pulso sonoro e na captura dos ecos obtidos na reflexão desse pulso em obstáculos próximos. Considerando o modelo em que o sonar é uma fonte sonora pontual, se o pulso sonoro é emitido em todas as direções, a intensidade desse pulso, detectada a uma distância d da fonte, decresce de modo inversamente proporcional ao quadrado da distância, d 2 .

Considere que a potência de um sonar A seja igual a oito vezes a potência de um sonar B (ou seja, a intensidade de um pulso emitido por A e detectado em um ponto situado a 1 km de distância de A é igual a oito vezes a intensidade de um pulso emitido por B e detectado a 1 km de distância de B). Considere, ainda, que os sonares A e B estejam situados a 15 km de distância um do outro e que emitam pulsos em frequência tal que a intensidade detectada em cada ponto do segmento de reta que une os dois sonares, denominada intensidade resultante, possa ser aproximada pela soma das intensidades dos pulsos emitidos por cada fonte. Com base nessas informações, julgue o item seguinte.

Se I(x) indica a intensidade resultante sentida em um ponto P, interno ao segmento AB, que dista x km de A, então em algum ponto P0 do segmento AB a taxa de variação da intensidade resultante em P0 é igual a [I(14) – I(1)]/13.

  • Certo
  • Errado

Encontre mais questões

Voltar