Questão 33 do Concurso Prefeitura Municipal de Pinhais - Agente Comunitário de Saúde (2017)

“O cinema constitui-se em um dos variados modos de expressão cultural da sociedade industrial e tecnológica contemporânea. A relação entre cinema e educação, seja no contexto da educação escolar ou da educação informal, é parte da própria história do cinema. Desde os primórdios das produções cinematográficas, produtores e diretores de cinema o consideravam como uma poderosa ferramenta para instrução, educação e reflexão humanas.”


Disponível em: http://www.infoescola.com/pedagogia/relacao-entre-cinema-e-educacao/


Sobre o tema, é correto afirmar que

  • A o filme “Vidas Secas”, obra do autor Augusto do Anjos foi adaptado para o cinema em 1976.
  • B “O Pagador de Promessas” é um filme brasileiro de 1972, sendo um drama escrito e dirigido por Lima Duarte e ainda é o único filme brasileiro vencedor do Oscar.
  • C “O Assalto ao Trem Pagador” foi filmado entre 1957 e 1959. Lançado em 1960, pertence ao gênero policial e ganhou a Palma de Ouro, em Cannes, no ano de seu lançamento.
  • D o filme “Cangaceiro”, escrito e dirigido por Lima Barreto, teve sua história inspirada na lendária figura de Lampião.
  • E “Carandiru” foi o primeiro filme brasileiro a vencer o Oscar. Pertencente ao gênero drama, foi dirigido pelo espanhol naturalizado brasileiro Hector Babenco e é uma superprodução baseada no livro Estação Carandiru, do médico Dráuzio Varella.