Polícia Civil do Estado de Piauí (PC-PI) - Perito Criminal - Biologia (2018) Questão 70

O INMETRO está investigando se a quantidade de PARACETAMOL num dado comprimido está de acordo com o valor nominal estampado no rótulo do medicamento (750mg). Uma amostra dos comprimidos foi avaliada. Se constatado que a média de paracetamol na amostra é menor do que está no rótulo o medicamento deverá ser recolhido das farmácias. Para tanto, o INMETRO recorreu a um teste estatístico. Em relação aos elementos de um teste, é INCORRETO afirmar:

  • A A hipótese nulidade (H0) é uma suposição quanto ao valor de um parâmetro populacional, ou uma afirmação quanto à natureza da população, no exemplo temos H0: m = 750mg.
  • B O p-valor diz quão provável seria obter uma amostra tal qual a que foi obtida, quando a hipótese da nulidade é verdadeira. Assim, os pesquisadores se sentem seguros para aceitar a hipótese nulidade quando o p-valor é pequeno.
  • C A hipótese alternativa (Ha) é uma hipótese que contraria a H0. É formulada com base no conhecimento prévio do problema. Na grande maioria das vezes, a hipótese alternativa é o que o pesquisador gostaria de poder afirmar, no exemplo temos Ha: m<750mg.
  • D A inferência estatística é feita por meio de hipóteses, mas toda inferência está sujeita a erro. São esses: Erro tipo I, rejeitar a hipótese de nulidade quando essa hipótese é verdadeira e Erro tipo II, aceitar a hipótese de nulidade quando essa hipótese é falsa.
  • E Quando reduzimos a probabilidade de cometer o erro tipo I, aumentamos a probabilidade de cometer o erro tipo II. Como os pesquisadores consideram cometer o erro tipo I “mais grave”, esse tipo de erro é reduzido, em geral, a 5%.