Quadro Técnico do Corpo Auxiliar da Marinha (Quadro Técnico) - Serviço Social (2019) Questão 8

Uma estudante de Serviço Social, após concluir as disciplinas obrigatórias de Estágio Curricular, fez a seguinte declaração para a professora responsável pela Disciplina de Estágio Supervisionado: “Fiquei profundamente decepcionada e confusa com o estágio que realizei, pois não consegui correlacionar nenhuma intervenção com o que aprendi na faculdade".

A partir da situação apresentada e dos estudos de Santos (2011), avalie as afirmativas abaixo e em seguida assinale a opção correta.


I- É fundamental que se garanta na formação profissional, a partir da concepção marxista de teoria/prática, o ensino do "como operacionalizar os instrumentos”, porque é um dos elementos que constitui os “meios” de organização da prática.

II- É necessário um conhecimento sobre as particularidades dos instrumentos e técnicas que dão operacionalidade à profissão, apesar do conhecimento teórico e da realidade serem fundamentais ao exercício profissional.

III- Sendo a prática proveniente da teoria, é necessário priorizar a apreensão dos instrumentais técnicos a partir das teorias que embasam o saber profissional.

  • A Apenas a afirmativa I é verdadeira.
  • B Apenas a afirmativa III é verdadeira.
  • C Apenas as afirmativas l e II são verdadeiras.
  • D Apenas as afirmativas I! e III são verdadeiras.
  • E Todas as afirmativas são verdadeiras.