Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV) - Médico hematologista (2019) Questão 54

Uma mulher de 35 anos de idade precisou realizar duas transfusões de concentrados de hemácias depois de uma miomectomia. Após o término da infusão da última bolsa, a paciente apresentou dor intensa em região lombar, hematúria intensa (sic), palidez cutaneomucosa, pressão arterial de 100 x 60 mmHg, frequência cardíaca de 120 bpm, frequência respiratória de 22 irpm e tax. de 37,2 ºC. Foi admitida na unidade de terapia intensiva e seu hemograma de controle evidenciou queda acentuada da Hb de 2 g/dL, com aumento da lactato desidrogenase (LDH) de 320 para 2.058 UI/L. A ausculta pulmonar e a radiografia de tórax foram normais. Não houve acompanhamento da instalação da transfusão e a paciente alegou desconforto álgico desde o início da primeira bolsa de hemácias. Negou comorbidades prévias.
Com base nesse caso hipotético, o diagnóstico da reação transfusional mais apropriado é o de

  • A contaminação bacteriana.
  • B síndrome de hiperviscosidade.
  • C sobrecarga de volume.
  • D reação febril não hemolítica.
  • E reação hemolítica aguda.

Encontre mais questões

Voltar