Quadro Técnico do Corpo Auxiliar da Marinha (Quadro Técnico) - Comunicação Social (2019) Questão 62

Castells (2017) discorre sobre a sociedade interativa e apresenta o estudo do sociólogo da internet: Wellman. Para os autores, uma distinção fundamental na análise da sociabilidade é entre os laços fracos e fortes criados pela Rede. Com base nesses pressupostos, assinale a opção correta.

  • A Existem indícios substanciais de solidariedade recíproca na Rede, mesmo entre usuários com laços fracos entre si.
  • B Gerados pelas Redes, os laços fortes são úteis no fornecimento de informações e na abertura de novas oportunidades a baixo custo.
  • C Tanto off-line quanto on-line, os laços fortes facilitam a ligação de pessoas com diversas características sociais, expandindo assim a sociabilidade para além dos limites socialmente definidos do autorreconhecimento.
  • D As comunidades virtuais são consideradas comunidades reais, pois são redes sociais interpessoais, em sua maioria baseadas em laços fortes, também capazes de gerar reciprocidade e apoio por intermédio da interação.
  • E A vantagem da Rede é que ela permite a criação de laços fracos desconhecidos, num modelo diferenciado de interação, no qual as características sociais são mais influentes na estruturação ou mesmo no bloqueio da comunicação.