Prefeitura Municipal de Cunha Porã - Fisioterapeuta (2020) Questão 22

Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) para o que se afirma sobre os volumes e capacidades pulmonares e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.


( ) O volume corrente é a quantidade de ar que entra e sai dos pulmões durante a respiração normal, nas fases inspiratória e expiratória, respectivamente.

( ) No início da fase expiratória, nos ciclos respiratórios tranquilos, uma determinada quantidade de ar permanece nos pulmões, sendo referida como capacidade residual funcional (CRF), esta capacidade, por sua vez, representa o ponto de equilíbrio do sistema respiratório, cujo volume é mantido pelas forças de recolhimento elástico dos pulmões e pela caixa torácica, que atuam no mesmo sentido enquanto não há contração dos músculos respiratórios.

( ) O volume de reserva expiratório (VRE) é o volume adicional de ar que pode ser expirado a partir da CRF, já o volume residual (VR) é o volume de ar que permanece nos pulmões ao final da expiração máxima, portanto a soma desses dois volumes corresponde a capacidade residual funcional (CRF).

( ) O volume de reserva inspiratório (VRI) é a diferença entre o final da inspiração tranquila e o final da inspiração máxima e, como o término das fases inspiratórias em respirações tranquilas é muito variável, a capacidade inspiratória (CI) é uma medida mais fidedigna, pois corresponde à soma do volume corrente com o VRI.

( ) A capacidade vital (CV) é o menor volume de ar expirado a partir de uma inspiração máxima, já a capacidade pulmonar total (CPT) é a quantidade de ar encontrada nos pulmões ao final dessa expiração e consiste na soma da CV com o volume de reserva inspiratório.

  • A V – V – F – F – F.
  • B F – V – F – F – V.
  • C V – F – V– V – F.
  • D F – F – V – V – V.

Encontre mais questões

Voltar