Prefeitura Municipal de Vila Velha - Farmacêutico analista clínico (2020) Questão 56

“As parasitoses intestinais constituem um dos graves problemas de saúde pública, onde a maior taxa de incidência está relacionada muitas das vezes as pessoas de classe econômica e social baixa, devido as péssimas condições de moradia, saneamento básico e higienização pessoal que estão associadas a outros fatores que contribui na propagação dos agentes etiológicos ao meio. As enteroparasitoses são decorrentes de infecções causadas por protozoários ou helmintos podendo estas apresentar sintomatologias ou não, sendo as principais, diarréia crônica, vômitos, dores abdominais, desnutrição e déficit cognitivo.” (Fonte: Araújo, C. C. F.; Silva, F. M; L. S.; Freitas R. A. F. (2014).
Sobre os diferentes métodos utilizados no diagnostico das parasitoses, analise as assertivas a seguir:
I. O método da fita gomada (Graham) é utilizado para detectar ovos de para pesquisa de ovos de Enterobius vermicularis, Taenia saginata e Taenia solium.

II. O método de Kato-Katz é um método utilizado para a detecção de cistos que consiste na centrifugação e quantificação de ovos por filtração em tela.
III. O método de MIFC ou de Blagg é um método de sedimentação espontânea semelhante ao método de Hoffman, útil para a investigação de cistos e oocistos de protozoários e ovos e larvas de helmintos.
IV. O método de Baermann-Moraes é um método que detecta larvas vivas, através de hidrotropismo e termotropismo positivo e é usualmente utilizado para detectar principalmente larvas de Strongyloides stercoralis, podendo observar larvas de ancilostomídeos.
Estão corretas as afirmativas:

  • A I e IV.
  • B I e II.
  • C I e III.
  • D I, II e IV.
  • E I, II e III.