Secretaria de Estado de Educação do Pará (SEDUC-PA) - Professor - Língua Portuguesa (2018) Questão 42

Afirma-se que ΔG é o critério básico de espontaneidade. Uma reação ocorre espontaneamente se ΔG tem valor negativo. Lembrando que por tratamento termodinâmico, a fórmula da variação da energia livre padrão é definida por: ΔGo = – RT ln K. Se substituirmos R por 8,31 x 10–3 (quilojoules por Kelvin) e ln K por 2,30 log10 K, tem-se a seguinte fórmula descrita:


ΔGo (em quilojoules) = –2,30(8,31 x 10–3 )T log10K = –0,0191T log10K


Assinale a alternativa que NÃO contempla a energia livre padrão em sua fórmula substituída:

  • A Se ΔGo é negativo, log10K deve ser positivo. Isso significa que K é maior que 1. Esta reação transcorre espontaneamente no sentido direto quando todas as espécies estão com concentrações unitárias.
  • B Se ΔGo é positivo, log10K deve ser negativo. Portanto, K é menor que 1 e a reação inversa é não espontânea quando todas as espécies estão com concentrações unitárias.
  • C Se, porventura, ΔGo = 0, log10K = 0, K = 1. A reação está em equilíbrio quando todas as espécies estão com concentrações unitárias.
  • D Esta equação dá significado ao valor de variação de energia livre. Se ΔGo é um número negativo grande, K será bem maior que 1, significando que a reação direta será virtualmente completa.

Encontre mais questões

Voltar