Universidade Federal do Tocantins (UFT) - Técnico em Assuntos Educacionais (UFMT - 2019) Questão 36

Brito, Castro e Varela (2015), ao teorizarem sobre o Planejamento Estratégico como ferramenta para a gestão escolar, afirmam que, em tempo de desafios no cenário mundial para as organizações, as mudanças acontecem em meio à sociedade da informação, do conhecimento e da aplicação tecnológica. Trata-se de um ambiente de contínuas transformações nas relações sociais e econômicas. Essa compreensão elevou a importância da dimensão “estratégia”, evidenciada no meio das organizações pelo Planejamento Estratégico. Sobre a ideia de Planejamento Estratégico, numa perspectiva participativa, é correto afirmar:

  • A Constitui-se como uma função essencialmente técnica, em que a instituição se projeta para a resolução de problemas imediatos.
  • B É um documento que deve ser minorado no momento de elaboração, implantação e avaliação de planos, projetos de pesquisa e extensão no ensino superior.
  • C Constitui-se como uma função gerencial relevante em que a instituição se projeta para o futuro, delineando uma programação na qual os objetivos são definidos, estratégias são estabelecidas e recursos são alocados.
  • D Constitui-se em uma função técnica para resolução de problemas relacionados, estritamente, ao plano de carreira de técnicos em assuntos educacionais da instituição.

Encontre mais questões

Voltar