Prefeitura de Presidente Kennedy - ES - Professor - Língua Portuguesa (2013) Questão 35

A opção de organização da escolaridade em ciclos, tendência predominante nas propostas mais atuais, é referendada pelos Parâmetros Curriculares Nacionais. A organização em ciclos é uma tentativa de superar a segmentação excessiva produzida pelo regime seriado e de buscar princípios de ordenação que possibilitem maior integração do conhecimento.


Levando-se em conta as informações apresentadas, pode-se perceber um reconhecimento do que a organização em ciclos favorece, exceto

  • A a possibilidade de trabalhar melhor com as diferenças e estar plenamente coerente com os fundamentos psicopedagógicos.
  • B as aprendizagens e seu processo como uma subida de degraus regulares, que necessitam ser fixadas em ciclos.
  • C o impedimento das frequentes rupturas e a excessiva fragmentação do percurso escolar, assegurando a continuidade do processo educativo.
  • D a definição de objetivos e práticas educativas que permitirão aos alunos avançar continuadamente na concretização das metas do ciclo.
  • E que a vida escolar e o currículo possam ser assumidos e trabalhados em dimensões de tempo mais flexíveis, embora a organização da escola seja estruturada em anos letivos.

Encontre mais questões

Voltar