Questão 28 do Concurso Prefeitura Municipal de Arapiraca - Professor de Geografia (2018)

Observe a charge abaixo:



(Disponível em: https://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&site=imghp& tbm=isch&source=hp&biw=1600&bih=767&q=charge+concentração+de+terra Acesso em 01/03/2018)


Considerando a charge acima sobre o agronegócio e refletindo acerca da realidade dessa produção no Brasil, é CORRETO afirmar: 


I. O termo agronegócio é utilizado para fazer referência ao contexto socioespacial da produção agropecuária, incluindo todos os serviços, técnicas e equipamentos a ela relacionados, direta ou indiretamente.


II. O agronegócio tem por base a atividade da agricultura familiar, cujo foco é a produção agrícola de gêneros alimentícios e a pecuária, voltados para o abastecimento do mercado interno e de subsistência.


III. O agronegócio envolve uma cadeia de atividades que inclui a própria produção agrícola, a demanda por adubos e fertilizantes, o desenvolvimento de maquinários agrícolas, a industrialização de produtos do campo, e o desenvolvimento de tecnologias para dinamizar todas essas atividades.


IV. Os Movimentos Sociais do campo acusam o agronegócio de intensificar o processo de concentração fundiária, em que um número cada vez maior de terras fica detido sob a posse de um número cada vez menor de investidores. 


As proposições corretas sobre o agronegócio são: 

  • A apenas I e II;
  • B apenas II e III;
  • C apenas III e IV;
  • D I, III e IV;
  • E I, II, III e IV.