Questão 31 do Concurso Prefeitura Municipal de Divinópolis - Secretário Escolar (2018)

No contexto atual, em que a maioria das pessoas tem muitas tarefas e prazos curtos para cumpri-las, a boa organização do tempo se tornou uma prioridade para quem quer alcançar o sucesso. Muitos profissionais tentam resolver o maior número de obrigações durante o expediente e acabam não realizando todas as atividades de modo eficaz, o que gera retrabalho, sobrecarga e estresse. Aprender como administrar o tempo é fundamental para estabelecer uma rotina de trabalho mais produtiva e tranquila. Diante dessa perspectiva, analise as afirmações a seguir de como realizar a gestão do tempo no contexto profissional e assinale a alternativa correta.


I. Comece o dia enumerando todas as suas atividades, assim ficará mais fácil obter um panorama geral da quantidade de trabalho e do que deve ser priorizado.

II. Separe todas as tarefas por ordem de prioridade, como as atividades que são relevantes, atividades que trazem resultados a curto prazo, atividades que estão fora do prazo estabelecido e atividades necessárias e informais.

III. Não adianta utilizar agendas, aplicativos ou qualquer outro tipo de organizador se você não tiver disciplina e comprometimento com seus compromisso e horários.

IV. O costume de deixar para realizar os afazeres quando o tempo já está se esgotando é comum e muito prejudicial para o rendimento, já que possivelmente o trabalho não terá tanta qualidade como quando é realizado com calma.


Estão corretas as afirmativas:

  • A II, III e IV apenas
  • B I, III e IV apenas
  • C I, II e III apenas
  • D II e III apenas