Questão 27 do Concurso Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IF-MT) - Professor - História (2015)

[...] a guerra injusta, cruel, tirânica e sangrenta [...] na guerra não deixam viver senão as crianças e mulheres: e depois oprimem-nos com a mais horrível e áspera servidão a que jamais se tenham submetido homens ou animais.

(LAS CASAS, B. O paraíso destruído. Porto Alegre: LP&M, 2001.)

O intenso debate acerca da escravidão indígena nos primórdios da colonização espanhola na América levou à proibição daquela e à necessidade do estabelecimento de formas de trabalho compulsório, tais como a encomienda que pode ser definida da seguinte maneira:
  • A Obrigação devida pelos indígenas, entre os quinze e os cinquenta anos, de trabalhar anualmente, em certo número de dias fixos, nos projetos oficiais da Coroa, como a mineração.
  • B Concessão do direito de tributação sobre os índios feita pela Coroa aos colonos cuja cobrança podia assumir a forma de pagamento em gêneros ou em prestação de serviços.
  • C Trabalho forçado nos campos em troca do direito de arrendamento das terras e da proteção militar dos senhores das terras.
  • D Trabalho forçado realizado contra a vontade do trabalhador que é despossuído de qualquer direito, podendo inclusive ser vendido.