Prefeitura Municipal de Cananéia - Professor - Educação Especial (2020) Questão 31

Segundo Fontana (1996), “no ideário pedagógico que permeia as práticas dominantes nas salas de aula, o processo de elaboração conceitual na escola é analisado de duas maneiras distintas e contrapostas ... que denomina de relação pedagógica tradicional e relação pedagógica não tradicional”.
Assinale a alternativa correta sobre a relação pedagógica não tradicional.

  • A Os conceitos científicos são assumidos como verdadeiros pelo professor e aluno, sendo que no seu processo de assimilação a criança é entendida como sujeito ativo.
  • B As palavras e os conceitos são entendidos como neutros e a-históricos e difundem modelos válidos para a ação, sendo que os conceitos devem ser repetidos até a sua compreensão.
  • C O aluno, sujeito ativo no processo de elaboração do conhecimento científico, não demanda planejamento do professor e sistematização dos conteúdos para que não lhe seja tolhida a capacidade de pensar.
  • D O processo de conceituação científica é transmitido pelo professor, na qualidade de autoridade hierárquica, ao aluno, sem explicar suas transformações, incompletude e caráter provisório.
  • E O aluno tem limitações ao se relacionar com os objetos do conhecimento, pois não é capaz de reconhecer e problematizar a relevância dos modos históricos de pensar e sua aplicabilidade no cotidiano.