Prefeitura Municipal de Itabira - Auditor Fiscal de Obras (IBGP - 2020) Questão 41

De acordo com a NBR 7211, ABNT 2009, que trata de agregados para concreto – especificação, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) O módulo de finura é a soma das porcentagens retidas acumuladas em massa de um agregado, nas peneiras da série normal, dividida por 100.

( ) O índice de forma dos grãos do agregado não deve ser superior a 3, quando determinado de acordo com a ABNT NBR 7809.

( ) O índice de desgaste por abrasão “Los Angeles”, determinado segundo a ABNT NBR NM 51, deve ser superior a 50%, em massa, do material.

( ) A dimensão máxima característica é a grandeza associada à distribuição granulométrica do agregado, correspondente à abertura nominal, em milímetros, da malha da peneira da série normal ou intermediária na qual o agregado apresenta uma porcentagem retida acumulada igual ou imediatamente inferior a 5% em massa.

( ) Quando o agregado miúdo for composto ou proveniente de duas ou mais origens (diferentes fornecedores, ou diferentes origens geológicas, ou materiais recuperados), os requisitos desta norma devem ser considerados proporcionalmente à presença de cada um deles na mistura.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

  • A V V F V V.
  • B F V V V F.
  • C V F F F V.
  • D F F V F F.