Questão 48 do Concurso Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR) - Primeiro Tenente (2015)

As faringoamigdalites bacterianas correspondem a 20-40% dos casos. O agente etiológico mais comum é o estreptococo beta-hemolítico do grupo A. Sua importância em Saúde Pública decorre não apenas da sua alta frequência, mas também das suas complicações, como febre reumática e glomerulonefrite difusa aguda. Em relação à faringoamigdalite bacteriana e suas complicações, assinale a alternativa correta.

  • A Na Escarlatina podem manifestar os sinais de Filatov (palidez perioral) e Pastia (presença de petéquias e hiperpigmentação em linhas de flexão).
  • B A antibioticoterapia previne a febre reumática e a glomerulonefrite difusa aguda se utilizada dentro das primeiras 72 horas após o início dos sintomas.
  • C Para o diagnóstico de Febre Reumática (FR) utilizamos o critério de Jones modificado; sendo artralgia, aumento de VHS e antecedente de FR alguns dos critérios maiores utilizados.
  • D Usualmente afeta crianças a partir de um ano, com pico de incidência entre cinco e oito anos. Manifesta-se com dor de garganta intensa, disfagia, otalgia reflexa e febre de intensidade variável.