Polícia Militar do Estado do Pará (PM-PA) - Médico dermatologista (2012) Questão 50

Em relação às farmacodermias, é correto afirmar que:

  • A a urticária é bastante frequente e pode ser causada praticamente por qualquer droga. A urticária e o angioedema resultam principalmente da reação de Gell e Coombs tipo I e tipo IV, por isso são conhecidas como pseudoalérgicas.
  • B a síndrome DRESS, caracteriza-se por uma erupção cutânea grave, com linfadenopatia generalizada, hepatite leve a moderada, febre, artralgia, leucocitose na maioria das vezes sem eosinofilia.
  • C a erupção pigmentar fixa medicamentosa apresenta na histopatologia um infiltrado composto por linfócitos, eosinófilos e às vezes neutrófilos. Pode haver queratinócitos necróticos na epiderme. Melanófagos dérmicos podem ser o único achado em lesões não inflamatórias.
  • D o pseudolinfoma induzido por medicamento representa uma doença aguda, com comportamento semelhante ao linfoma cutâneo, com comportamento benigno ou raramente maligno. A maioria dos pseudolinfomas são causados por analgésicos opiódes.
  • E a Síndrome de Stevens-Johnson e a necrólise epidérmica tóxica são consideradas como raras reações cutâneas induzidas por medicamentos e dentro de um espectro clínico são semelhantes e potencialmente letais.

Encontre mais questões

Voltar