Ministério da Fazenda (MF) - Arquiteto (2013) Questão 103

A disseminação do gerenciamento do projeto é sempre crescente nas empresas, visto o impacto positivo que pode trazer em relação à redução de prazos, ao aumento de qualidade e lucratividade. A base do gerenciamento relaciona-se aos instrumentos de comunicação do projeto e às ferramentas de tecnologia da informação. Como gerente dos projetos, o arquiteto tem como objetivo o produto, realizado, segundo as especificações técnicas, no prazo previsto e dentro dos custos orçados. O arquiteto gerente dos projetos deve produzir um plano de ação detalhado e, mesmo assumindo suas responsabilidades, delegar tarefas em concordância com a equipe. (Adaptado de BEBER, Michelle. Gerenciamento do projeto na ótica do gerenciamento da comunicação: manual para escritórios de arquitetura. Dissertação de Mestrado, Curitiba: UFP, 2008).

Com base no texto, analise os comentários a seguir e assinale a opção incorreta.

  • A Como em qualquer outro empreendimento, o gerenciamento do projeto de arquitetura, em que a comunicação se dá por meio do “desenho”, equivale ao gerenciamento da comunicação.
  • B Enquanto design, o projeto de arquitetura baseia-se na representação, ou seja, na comunicação. Embora ainda hoje seja valorizada a perspectiva à mão, as informações objetivas, portanto técnicas, não podem mais prescindir da informática.
  • C Todos os profissionais envolvidos no processo de projeto, engenheiros, técnicos e especialistas terão um rendimento melhor se as informações da arquitetura estiverem claras e objetivas, permitindo, assim, que todos possam terminar suas tarefas dentro dos prazos estabelecidos.
  • D Em se tratando de projeto de arquitetura de um grande empreendimento, cabe, em um plano de ação, a elaboração de um cronograma de barras, por exemplo. Os meses, na leitura vertical, e as diversas etapas, registradas nas barras horizontais, são de fácil interpretação para a equipe.
  • E Ao assumir o papel de gerente, o arquiteto deve tomar as decisões democraticamente, em concordância com a equipe.

Encontre mais questões

Voltar