Questão 42 do Concurso Tribunal de Justiça do Estado do Mato Grosso do Sul (TJ-MS) - Engenharia (2017)

Visando à elaboração de um cronograma de obra para o planejamento e o controle físico financeiro de um edifício com 4 pavimentos, sendo um subsolo com desnível de 4m em relação à rua, um pavimento térreo duplo, um pavimento tipo corporativo com capacidade de carga na laje de 1000 kgf/cm² e um pavimento de cobertura, analise as assertivas a seguir sobre as ferramentas gerenciais que poderão ser utilizadas na atividade e assinale a CORRETA.

  • A Após a elaboração da EAP (Estrutura Analítica de Projeto), poderá ser confeccionado o cronograma físico financeiro da obra.
  • B A utilização de pavimento térreo duplo nos obriga a utilizar o método do PDCA (PLAN - DO - CHECK – ACT), pois somente pavimentos térreos simples são contemplados no cronograma físico financeiro.
  • C A existência de subsolo com desnível de 4m obriga serviços de contenção de solos e fundações. Estes influenciam na confecção da EAP (Estrutura Analítica de Projeto), de modo a não ser possível contemplá-los no cronograma físico financeiro.
  • D A carga de 1000 kgf/cm² altera completamente o sistema de aferição da estrutura da edificação, dificultando a elaboração do cronograma físico financeiro.
  • E A construção do cronograma físico financeiro independe da confecção de uma EAP (Estrutura Analítica de Projeto).