Prefeitura Municipal de Vila Velha - Cirurgião-Dentista - Endodontia (2020) Questão 65

O fracasso do tratamento endodôntico a longo prazo é causado por bactérias remanescentes, localizadas em áreas anatomicamente inacessíveis a substâncias químicas e intrumentos. Portanto, deve-se adotar medidas adicionais que tenham o objetivo de controlar o processo infeccioso no tratamento de dentes despolpados. Assim, como controle da infecção, podemos utilizar o efeito da medicação intracanal e da obturação. Em relação ao controle da infecção, é correto afirmar que:

  • A a adição de substâncias antimicrobianas aos cones de guta-percha tem potencial de prejudicar a performance do material.
  • B a pasta de hidróxido de cálcio em veículo inerte é capaz de desinfetar a dentina após única aplicação, devido a sua rapidez na destruição de células bacterianas.
  • C a pasta de hidróxido de cálcio com paramonoclorofenol canforado e glicerina possui um amplo espectro de atividade, porém é ineficaz para desinfetar a dentina após única apliação.
  • D os fluidos teciduais e a dentina possuem substâncias tamponadoras que auxiliam a ação antibacteriana do hidróxido de cálcio.
  • E a atividade antimicrobiana dos cimentos endodônticos permanece após o seu endurecimento, colaborando na eliminação de microrganismos resistentes.

Encontre mais questões

Voltar