Prefeitura Municipal de Gravatá - Fisioterapeuta (2020) Questão 34

Analise as afirmativas a seguir:


I. A fisioterapia é uma ciência da saúde aplicada ao estudo, diagnóstico, prevenção e tratamento de disfunções cinéticas funcionais de órgãos e sistemas no corpo humano. Essa ciência exige a compreensão das diversas características dos sistemas muscular e esquelético, pois a realização de movimentos mais simples requer a ação de apenas um músculo individualmente, o qual desempenha um papel bem definido no leque de funções complementares necessárias. Assim, a ação do fisioterapeuta deve basear-se em conhecimentos científicos e sistêmicos.

II. Os impulsos das fibras córtico-espinais modulam os níveis de recrutamento dos músculos lisos. Assim, é correto firmar que apenas os músculos abdominais possuem um movimento dissociado dos comandos do sistema nervoso.

III. A força produzida pela contração do músculo esquelético, ao ser desenvolvida no sentido do encurtamento do músculo, tende sempre a aproximar as suas inserções. Geralmente, essa força é contrariada por outras forças, como a força da gravidade e outras forças externas, sendo que a relação entre a grandeza da força muscular e das forças externas permite distinguir três tipos de ação muscular: ação muscular polivalente; ação muscular progressiva contínua; e ação muscular aguda crônica.


Marque a alternativa CORRETA:

  • A Nenhuma afirmativa está correta.
  • B Apenas uma afirmativa está correta.
  • C Apenas duas afirmativas estão corretas.
  • D Todas as afirmativas estão corretas.

Encontre mais questões

Voltar