Questão 48 do Concurso Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) - Técnico - Enfermagem - UNIOESTE (2021)

O diabetes mellitustipo 1 pode ser complicado pela instabilidade e cetoacidose diabética. A cetoacidose diabética é uma emergência que ameaça a vida, causada por uma deficiência relativa ou absoluta de insulina. Sobre os cuidados de enfermagem para essa complicação, é CORRETO afirmar:

  • A Para restabelecer o controle hídrico/eletrolítico, é necessário monitorar os sinais vitais; avaliar os pulsos periféricos; enchimento capilar; turgor cutâneo e membranas das mucosas; monitorar o balanço hídrico e observar a densidade urinária; pesar diariamente; investigar mudanças no estado mental.
  • B Para restabelecer o controle hídrico/eletrolítico, é necessário observar informes de dor abdominal; náusea; vômito do alimento não digerido e manter jejum indicado; oferecer líquidos contendo nutrientes e eletrólitos orais conforme tolerância; observar sinais de hipoglicemia; realizar o hemoglicoteste.
  • C Para restabelecer o controle hídrico/eletrolítico, é necessário observar sinais de infecção e inflamação; manter técnica asséptica para punção venosa e administração de medicamentos; manter a pele seca e os lençóis sem pregas; colocar em posição semi-fowler; encorajar ou ajudar na higiene oral.
  • D Para restabelecer o controle hídrico/eletrolítico, é necessário monitorar os sinais vitais; avaliar a acuidade visual; proteger o paciente de lesão; investigar relatos de hiperestesia, dor ou perda sensorial nos pés ou pernas; procurar úlceras, áreas avermelhadas, pontos de pressão, perda dos pulsos pediosos.