Universidade Federal do Ceará (UFC) - Psicólogo Saúde Pública e Saúde Mental (2019) Questão 60

O DUSI é um importante método de triagem para ao uso de álcool e/ou drogas pelos adolescentes, considerado um método efetivo para triagem de jovens que possam precisar de intervenção ou tratamento para problemas associados ao uso de drogas e com resultados que auxiliam no planejamento terapêutico. Esse instrumento é um grande aliado no trabalho junto a jovens. A respeito do DUSI é correto afirmar que:

  • A Apesar de ser um instrumento longo e um pouco demorado é muito confiável e por isso muito utilizado, além disso o DUSI analisa várias áreas da vida do entrevistado totalizando 8 áreas como família, amigos e lazer.
  • B Composto de questões de múltipla escolha organizadas em uma escala de Likert, é de aplicação rápida e fácil e pode ser aplicado por qualquer profissional; sua desvantagem é ser protegida por copyright o que o torna mais caro que os demais.
  • C Composto por uma tabela inicial para avaliar a frequência de consumo de 13 classes de substâncias psicoativas, composta por mais de 140 questões divididas em 10 áreas; por exemplo: a Área 1 investiga o uso de substâncias, a Área 4 desordens psiquiátricas, a Área 8 trabalho, e a Área 10 lazer/recreação.
  • D Composto de questões de múltipla escolha organizadas em uma escala de Likert, é de aplicação rápida e fácil e pode ser aplicado por qualquer profissional; fornece um perfil da intensidade de problemas em relação ao: uso de substância; comportamento; saúde; dentre outros aspectos da vida do jovem.
  • E Apesar de ser um instrumento longo e um pouco demorado (160 questões no total) é muito confiável e por isso muito utilizado, está dividido em duas parte e 5 áreas; a primeira parte é sobre uso de substâncias psicoativas e a segunda sobre vida pessoal, as 5 áreas são: uso de substâncias psicoativas, frequência, família, trabalho/estudo, saúde e lazer.

Encontre mais questões

Voltar