Prefeitura Municipal de Salvador - Professor - História (2019) Questão 56

Em sala de aula, um docente de História do quarto ciclo do Ensino Fundamental apresenta um vídeo sobre as escavações arqueológicas do Exército de Terracota na China: mais de 8 mil estátuas em tamanho real, que integram um monumento funerário encomendado e realizado durante o governo do imperador Qin Shi Huang, o primeiro da China Qin, no século III a.C.


Detalhe do Exército de Terracota, em Xian, Província de Shaanxi, China.

Após a projeção do vídeo, os alunos debatem a respeito das funções dos grandes monumentos mortuários nos impérios da Antiguidade e concluem que o Exército de Terracota serviu para criar uma imagem grandiosa da potência militar do império chinês e reafirmar o poder político do imperador que unificou o império submetendo a nobreza grande proprietária de terras.

Assinale a opção que identifica corretamente um dos objetivos da atividade proposta, em consonância com as prescrições dos PCNs.

  • A Conhecer as principais características do processo de formação e das dinâmicas dos Estados Nacionais.
  • B Reconhecer as diferentes formas de relações de poder entre grupos sociais.
  • C Explicar relações econômicas e políticas de realidades históricas singulares, com destaque para a cidadania.
  • D Localizar acontecimentos no tempo e compará-los por critérios de anterioridade, posterioridade e simultaneidade.
  • E Reconhecer características da cultura contemporânea atual e suas relações com a História mundial desde a Antiguidade.