Em sala de aula, um docente de História do quarto ciclo do Ensino Fundamental apresenta um vídeo sobre as escavações arqueológicas do Exército de Terracota na China: mais de 8 mil estátuas em tamanho real, que integram um monumento funerário encomendado e realizado durante o governo do imperador Qin Shi Huang, o primeiro da China Qin, no século III a.C.
Detalhe do Exército de Terracota, em Xian, Província de Shaanxi, China.
Após a projeção do vídeo, os alunos debatem a respeito das funções dos grandes monumentos mortuários nos impérios da Antiguidade e concluem que o Exército de Terracota serviu para criar uma imagem grandiosa da potência militar do império chinês e reafirmar o poder político do imperador que unificou o império submetendo a nobreza grande proprietária de terras.
Assinale a opção que identifica corretamente um dos objetivos da atividade proposta, em consonância com as prescrições dos PCNs.
- A Conhecer as principais características do processo de formação e das dinâmicas dos Estados Nacionais.
- B Reconhecer as diferentes formas de relações de poder entre grupos sociais.
- C Explicar relações econômicas e políticas de realidades históricas singulares, com destaque para a cidadania.
- D Localizar acontecimentos no tempo e compará-los por critérios de anterioridade, posterioridade e simultaneidade.
- E Reconhecer características da cultura contemporânea atual e suas relações com a História mundial desde a Antiguidade.