Instituto Benjamin Constant (IBC) - Professor - Ensino Fundamental (2013) Questão 33

Se considerarmos autonomia como capacidade a ser desenvolvida pelos alunos e como princípio didático geral, orientador das práticas pedagógicas, NÃO podemos afirmar que
  • A dos objetivos propostos implica necessariamente que sejam desde sempre praticados, pois não se desenvolve uma capacidade sem exercê-la.
  • B uma opção metodológica que busca essencialmente a passagem progressiva de situações em que o aluno é dirigido por outrem a situações dirigidas pelo próprio aluno.
  • C é um estado psicológico geral que, uma vez atingido, esteja garantido para qualquer situação.
  • D ainda que na escola se destaque a autonomia na relação com o conhecimento, ela não ocorre sem o desenvolvimento da autonomia moral (capacidade ética) e emocional que envolvem autorrespeito, respeito mútuo, segurança, sensibilidade, etc.
  • E refere-se à capacidade de posicionar-se, elaborar projetos pessoais e participar, enunciativa e cooperativamente, de projetos coletivos, ter discernimento, organizar-se em função de metas eleitas, governar-se, participar da gestão de ações coletivas, estabelecer critérios e eleger princípios éticos, etc.

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